About Me

Paragoria - "Decomposition Of Mind" Review


"Abortion" dá o mote para o início deste "Decomposition Of Mind" com um ambiente meio spooky mas que descamba para um death metal poderoso que impressiona pelo seu poder destruidor. É daqueles casos em que a produção moderna funciona para o bem, tornando o som ainda mais poderoso e mantendo a sua costela orgânica. A faixa acaba por empregar um fade-out incompreensível - fade-out na parte instrumental ainda se compreende (embora quando seja num solo de guitarra, acaba por se tornar um pouco irritante), agora enquanto o vocalista está a cantar (ou grunhir) dá mesmo ideia que não existem mais ideias. Poderá ser da cópia promocional, como também ser mesmo assim. Seja como for, é mau.

Passando à frente, as faixas seguintes só comprovam o que a primeira prometia. Death metal energético, com algum groove e apesar do som modernaço, acaba por ter uma costela old-school bem apreciável, convivendo lado a lado com um lado técnico, que não é muito acentuado, mas não deixa de estar presente. "From Carcass To Soil" é uma boa representação deste espírito e o engraçado é que numa altura em que o death metal técnico ou moderno se torna cada vez mais difícil de entrar nos ouvidos e manter-se lá, os Paragoria acabam por o fazer com mestria.

Ao primeiro álbum, estes eslovenos envergonham muitos supostos mestres americanos e alemães do deathcore e afilhados, com um petardo de peso, técnica e principalmente feeling de amor ao metal. Citando apenas um rápido exemplo, o ínicio de "Mass Massacre" é de um groove uma coisa inacreditável, isto mantendo o tal feeling old school. É daquelas músicas que empolgam e que justificam o amor que se tem a este tipo de sonoridade. E o álbum está cheio desses momentos. Será portanto imperdível para todos os deathsters por aí, tanto para os que gostam de coisas mais modernas como os que são mais old-school. Afinal, é possível agradar a gregos e troianos.
 
Nota: 8.6/10

Review por Fernando Ferreira