About Me

Thrudvangar - "Tiwaz" Review


Dificilmente uma banda alemã que canta na sua língua nativa terá possibilidades de gozar de uma alargada exposição em termos comerciais, a não ser que seja uma banda como Rammstein, mas mesmo para eles, não terá sido um percurso fácil e terão de ser inseridos num certo contexto – numa altura em que o que se convenciona como nu-metal estava a surgir e a dominar o interesse tanto do público como da crítica. Ora os Thrudvangar são alemães, cantam em alemão, mas o que tocam é um death/black metal com apoiado liricamente na temática viking – seria mais fácil chamar viking metal mas a verdade é que continua a ser apenas death e black metal misturados.

“Tiwaz” é já o quinto álbum, mas o primeiro para a Massacre Records, tendo assim uma hipótese de alargar o seu público. Não se poderá dizer, no entanto, que a banda demonstre aqui – ou em qualquer trabalho anterior – algo exótico que os distinga da enorme quantidade de bandas que surgem do género. O utilizar de melodias acústicas ocasionalmente não chega para combater a concorrência de bandas que utilizam de forma mais acentuada as suas raízes pagãs ou celtas.

Não deixa de ser um álbum interessante, onde se destaca a faixa que encerra o álbum, “Abschied”, onde os tais elementos acústicos e as melodias utilizadas fazem realmente a diferença, mas no resto, não se pode dizer que exista aqui algo que sobressaia ao que se tem feito e vai fazendo no espectro do death/black metal. Não quer isto dizer que “Tiwaz” é um mau álbum. Apenas não consegue ser memorável. Numa altura em que os públicos são mais exigentes – e por vezes até injustos – é suficiente para passar despercebido. Até mesmo numa editora como a Massacre.

Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira