About Me

Corrections House - "Last City Zero" Review



Muita curiosidade rodeia este projecto, ou super-grupo, composto por Sanford Parker (dos Minsk, encarregue da programação da bateria e teclados), Scott Kelly (dos Neurosis, na guitarra e voz), Bruce Lamont (dos Yakuza, encarregue do saxofone e voz) e Mike Williams (dos Eyehategod, na voz). Poderia esperar-se algo que fosse a soma das bandas aqui indicadas, mas a verdade é que este álbum de estreia acaba por ir para terrenos, que embora perto em termos conceptuais, estão longes na fórmula musical. Uma forte componente industrial - graças à batida da bateria programada - que muitas vezes até faz com que o resultado seja positivo, outras nem por isso.

Rápido exemplo. A faixa que abre o álbum, "Serve Or Survive", é um monumento em drone/doom, com uma batida que se torna deveras irritante mas que mesmo assim cumpre o seu papel, enquanto a faixa seguinte, "Bullets And Graves" parece um reciclado de Ministry dos anos oitenta, que não tem muita razão de ser nos dias de hoje. O álbum é feito destas dicotomias. Mais disperso que isto, seria difícil, já que cada faixa tem uma abordagem diferente embora todas tenham a parte do industrial. Ou seja, diferentes perspectivas da mesma paisagem e o problema é mesmo a paisagem que ao fim de uma faixa se sente que não há nada mais para ver.

Será um álbum para os amantes do industrial, dos ambientes lúgubres e opressivos, do noise e drone, de tudo o que é experimental. Onde uma faixa como a "Party Leg And Three Fingers" e "Run Through The Night" convivem sem problemas lado a lado, sendo que a primeira é um colosso de sete minutos de batida forte, de noise e distorção e a segunda é uma singela música de neo-folk, movida a guitarra acústica, saxophone e voz (com o elemento da distorção a surgir mais tarde). Tudo aquilo que demora o seu tempo a digerir por ser demasiado denso para absorver de uma vez. Para aventureiros e fãs dos géneros e bandas mencionadas. Todos os outros, se conseguirem acabar a audição do álbum, ficarão com dor de cabeça.


Nota: 6/10


Review por Fernando Ferreira