About Me

Dismal - "Giostra Di Vapore" Review


Gothic Steam é o estilo que os Dismal tocam. Para quem não sabe o que se trata, podemos dizer que na teoria (ou como quem diz, segundo o press-release da Aural Music) se trata de uma fusão do que se entende por música clássica e sinfónica com sons electrónicos misturada com valsa e Tango. Ah, e tendo como inspiração o movimento steampunk. Na prática o que realmente se tem é... é música com típica sonoridade gótica, misturada com certos ambientes darkwave, neo-clássicos, com repentes de trip-hop e dos seus elementos electrónicos. A parte do Steampunk é que permanece um mistério. Talvez pela capa.

Os Dismal são italianos e já são uma banda com uma considerável carreira, tendo o primeiro álbum editado em 1998 e este é já o seu quinto trabalho, depois de cinco anos de ausência. Portanto, temos músicos experientes no meio em que se movem, com oito músicas intensas no ambiente melancólico que proporcionam. De todo será um álbum indicado para qualquer fanático de heavy metal, mas a verdade é que foi em grande parte ao metal (e a alguns trabalhos em específico) que géneros de música ambiental ganharam ainda mais popularidade e também não é menos verdade que grande parte dos apreciadores de música extrema, também gostam destas sonoridades mais introspectivas.

No entanto, também há espaço para algum trabalho de guitarra, muito ténue por todo o álbum, onde talvez seja mais notório na épica "Microcosm & Macrocosm". Em termos instrumentais, o álbum está construído de forma brilhante, estando construídas verdadeiras canções e não apenas sucessões de passagens de teclados preguiçosamente construídas. O grande trunfo é mesmo a voz de Rossana Landi, primeiro álbum em que participa, que tanto soa angelical como diabolicamente sexy (principalmente nas passagens em quase spoken word na sua língua materna. Trabalho forte, que agradará e surpreenderá muitos fãs dos géneros mencionados atrás. A conhecer.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira