About Me

Relinquished - "Onward Anguishes" Review


Segundo o press release da Noisehead Records, o quintento austríaco Relinquished conseguiram boa repercussão com os espectáculos que fizeram pela Rússia no mês de Setembro e como tal acharam que seria um bom momento para a Metal Imperium fazer a crítica do último álbum de originais, este "Onward Anguishes", lançado originalmente no ano passado. Aceitámos o desafio sem hesitações, mesmo que a capa sugerisse alguma coisa próxima de um metalcore ou emocore. Ainda no press release existe a referência a Katatonia e a Opeth antigos o que obviamente despertou ainda mais a curiosidade.

Com "Authority", a faixa que inicia o álbum, não deixa de haver uma certa desilusão, já que há uma grande aproximação ao death metal técnico e moderno, portanto, nada que sugerisse a luta entre a melodia progressiva e a agressividade melancólica própria das duas bandas em questão - cada uma à sua maneira. O aroma que fica é mesmo de metalcore e death metal moderno que não cativa, apesar da melodia que lá acaba por aparecer, junto com as vozes limpas e com as vozes feminas com que terminam. As coisas mudam radicalmente com "Loss Delusion", o segundo tema. Entrando numa toada mais doom e melancólica, fazendo lembrar realmente os Katatonia mas apenas um pouco. Supostamente este álbum é conceptual mas não tendo acesso às letras, apenas podemos acreditar na palavra da editora quanto a este aspecto.

"To Whom I Could Relate" segue o mesmo caminho e apenas na "Logical Step" voltamos um pouco à mesma sensação do início, embora em menor quantidade, com um tema mais directo e bem moderno no seu death metal. È um equilíbrio entre estas duas fórmulas que este álbum se processa, muitas vezes na mesma música - ouvir a "Surrender & Distance" - e esse equilíbrio até está minimamente atingindo, não se deixando de sentir que falta algo a este conjunto de canções. Talvez mais ganchos que agarrem o ouvinte, talvez o nível técnico seja elevado demais com esse factor. Muitas opções de resposta se apresentam. O que é certo é que este álbum talvez não seja o mais indicado para fãs de Katatonia e Opeth antigos (para isso é melhor pegar nos primeiros álbuns das respectivas bandas) e que a banda tem uma identidade própria, que ainda precisa de um pouco mais de desenvolvimento. Nota muito positiva para o tema instrumental, "Another Lightsource Going Out" que antecede um dos melhores temas, o belo "Beyond Anguishes.

Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira