About Me

Sovversivo - "Falling Deep" Review


Ao segundo álbum, este quarteto italiano começam a deixar mais do que boas indicações para o futuro e começam a tornar-se cada vez mais uma confirmação. Misturando o poder do heavy metal moderno com as estruturas clássicas do hard rock, principalmente a apetência para os refrões e melodias grudentas. Não nos podemos queixar a nível do virtuosismo dos seus músicos, já que a banda soa bem coesa, seja no ritmo, seja nas melodias vocais ou nos leads e solos de guitarra.

Dá que pensar, se os tempos fossem outros, em que se apostava mais no verdadeiro rock, poderoso, melódico mas também visceral q.b., havendo também algum potencial radiofónico, seja em faixas como "Surrender" que apesar do seu peso são catchy como tudo ou então a "Lie To Your Soul" que tem provavelmente o refrão mais apelativo de todo o álbum. A única que se pode considerar mais comercial é mesmo a "Words Fall On Deaf Ears" e mesmo essa não se livra da distorção, com um refrão potente.

É um álbum que não se preocupa muito em recapturar o quer que seja - embora consiga tocar naquele espírito tipicamente hard rock do final dos anos oitenta, início dos anos noventa - tem os pés acentes no presente, numa fórmula que é tudo menos nova mas que ao fazer que respire para ela a sua identidade traz algo que se pode considerar refrescante. Talvez o mundo não esteja preparado para ter uma banda assim a fazer sucesso nas rádios, talvez o tempo do sucesso do rock pesado em conjunto com o metal mais tradicional não volte mais. São tudo detalhes, porque o que conta no final de tudo é mesmo a música e "Falling Deep" tem música capaz de desafiar o teste do tempo. Bons refrões, boas guitarradas, boa batida, boa voz. É simples. E resulta.


Nota: 7.4/10
 
Review por Fernando Ferreira