About Me

Javelin - "Fragments Of The Inner Shadow" Review


Mais um caso de uma banda que foi fundada mais de trinta anos atrás mas que só agora lança o seu álbum de estreia, tendo para trás apenas dois EPs, um em 1997 e outro em 2009. Com um início mais próximo do hard rock, esta proposta que nos chega agora vem mais na veia de power metal do que propriamente o estilo escolhido na sua génese. Também a abordagem ao power metal é algo incomum, na onda americana do género e não naquilo que chamamos e conhecemos como euro metal, tanto pelo trabalho de guitarras, as estruturas das músicas como pela própria voz de Carsten Hille.

Embora não se insiram perfeitamente na onda revivalista que temos vindo a assistir nos últimos anos, de certeza que vão agradar ao mesmo público alvo. Algumas falhas são evidentes sendo a principal o uso em demasia das repetições. Certas secções são usadas demasiadas vezes, certas armas são gastas pela exaustão - o grande e melódico lead da "The Arrival" consegue passar de excelente no início da música a enjoativo no final da música. Poderá dizer-se que sendo uma banda que está agora a lançar o primeiro álbum, é normal que tenha coisas assim, mas também considerando que a banda já existe há trinta anos, fica-se meio na dúvida.

Apesar destas pequenas questões, o saldo é francamente positivo, pela energia e honestidade que transpira daqui, uma certa crueza e ingenuidade própria das bandas iniciantes, mas ao mesmo tempo, uma certa maturidade em fazer aquilo que gostam de fazer, sem se importarem com modas, sem se importarem com os anos que passaram. Um trabalho que apesar da sua humildade, faz com que o ouvinte fique curioso com o próximo passo que darão, tendo a garantia de que será heavy metal como mandam as regras e como a velha guarda gosta de ouvir. Talvez mais curto de duração, mais consiso, mas sem dúvida que igualmente poderoso. Uma boa surpresa.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira