About Me

Naxal Protocol - "The Guilty Should Get What They Deserve!


Noise é tramado. Principalmente para quem sofre de enxaquecas e coitado do pobre coitado que sofra dessa maleita e que decida, por golpe do destino, ouvir este trabalho de estreia dos Naxal Protocol, colectivo italiano anteriormente conhecido como Cazzodio que decidiu mudar de nome, após se terem mantido desaparecidos durante alguns anos. Para o comum mortal, é um nome que não dirá nada, mas foi um dos grandes nomes de culto do power noise mundial e compreende-se dessa forma, o interesse por este regresso, mesmo com outro nome.

Claro que o interesse será reduzido, mesmo no espectro da música pesada. O noise é algo que dificilmente agradará às massas e não é aqui que se vai encontrar alguma coisa nesse sentido. Certas faixas, como "The Fear Of Infection As An Infection As An Infection" têm um ambiente opressivo, próprio para breves bandas sonoras dos momentos com mais suspense de um jogo de vídeo ou de filme, até podem aparentar que têm um fio condutor, mas tal não existe. Não há qualquer tipo de estrutura, não há qualquer tipo de sentido ao longo das dez faixas que compõem este álbum. Apenas um violento assalto à audição, na melhor tradição dos Cazzodio, com ruídos, white-noise,interferências, feedback e tudo o resto que possa provocar desconforto.

Dizer que "The Guilty Should Get What They Deserve" é um bom álbum de noise é inegável, agora dizer que noise é música, já será algo que vai exigir muito debate ao qual dificilmente haverá uma resposta fácil e muito menos definitiva. Quase desprovido de pontos de identificação (tirando as marretadas metálicas de "Degradation" que fazem um ritmo interessante), ganchos, momentos memoráveis, é um álbum que glorifica e alimenta-se do caos e existem ouvintes que também se alimentam do mesmo, o que faz com que este álbum seja perfeito para essas pessoas em particular. E masoquistas em particular.


Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira