About Me

Persuader - "The Fiction Maze" Review


Entre projectos paralelos, mudanças de editora e outros problemas pessoais, passaram 8 longos anos desde que os Persuader lançaram o seu último disco, "When Eden Burns", demasiado tempo para uma banda que vinha num crescendo assinalável, coroado com a edição desse excelente disco.

Daí que ouvir "The Fiction Maze", o novo disco dos Persuader seja antecedido de uma enorme ansiedade que faz elevar em demasia as expectativas, no entanto até certo ponto estas acabam por ser minimamente correspondidas. "The Fiction Maze" não tem de todo a mesma qualidade de "When Eden Burns", mas é um disco de metal bem razoável, que segue a mesma essência dos lançamentos anteriores. Ou seja, power metal com peso e técnica suficientes para conseguir ser levado a sério pelos não apreciadores do género e aquela voz que irá ser sempre objecto de comparações com um certo vocalista alemão.

E claro, o ingrediente principal, bons temas, dos quais se podem destacar "InSect", com o infame “Someone save me if I fall..” e um solo majestoso, o refrão e descargas thrash de "Sent to the Grave" e tema título, bem como os harmonias das guitarras de "War". Infelizmente, a meio caminho do fim, os Persuader, vai-se lá saber o porque decidem incorrer em caminhos mais progressivos, o que resulta nos pouco interessantes "Heathen" e "Worlds Collide", que mostram um vazio de ideias exasperante. Felizmente que após essa brincadeira dessas, tiveram a clarividência de terminar o disco com "Falling Faster", um tema que mostra uma vez mais toda a pujança dos Persuader.

Fica a questão se The Fiction Maze será disco suficiente para voltar a catapultar os Persuader para o estatuto que outrora tiveram, e que lhes valeu o título de melhor banda no Young Metal Gods, organizado pela Noise Records. Talvez não seja, mas pelo menos significa um sinal de vida e quem sabe um bom augúrio para o futuro,

Nota: 7.4/10

Review por António Salazar Antunes