About Me

Steel Prophet - "The Goddess Principle" Review


Os Steel Prophet tiveram os seus momentos de glória na viragem de século/miléniom, com os álbuns "Dark Hallucinations", "Messiah" e "Book Of The Dead" - este último já a perder nitidamente o gás - a deixarem uma boa impressão tanto no mercado crescente de power metal da altura assim como na crítica em geral. Com uns álbuns a passarem despercebidos, a banda praticamente desapareceu após o álbum de 2008, "Shallows Of Forever". E também não é aqui que vão voltar aos trabalhos de originais, já que "The Goddess Principle" é o seu primeiro álbum, editado originalmente em 1995, agora reeditado pela Pure Steel Records em vinil, limitado a quinhentas unidades.

Os anos não deixaram de exercer a sua força sobre este álbum, mas não se pode dizer que exista aqui algo que seja extremamente datado. Claro que temos algum pormenor ou outro que não se enquadra - não se percebe o propósito da faixa instrumental, "Ruby Dreams", movida a piano, não é intro de nenhuma faixa, não tem nada a ver com nada, nem acrescenta o que quer que seja ao álbum - mas a sua principal característica que poderá condicionar o trabalho, é mesmo a produção algo baça e primitiva, que não permite que as composições voem como merecem. Mesmo assim, deverá ser uma boa sensação ouvir temas como "Penance Of Guilt" ou "Reign Of Christ" com o som quente do vinil.

A grande alteração de que se pode dar conta em relação à edição original é mesmo a alteração do alinhamento, provavelmente devido ao facto de ser em vinil, e de quando o álbum foi lançado originalmente, o formato já não era usado e não tinha a procura que tem hoje em dia, culto que continua a crescer cada vez mais. É uma reedição interessante aos quais os fãs de heavy metal e puristas em relação à sonoridade do vinil não deixarão de querer ter na sua colecção, apesar da troca da ordem das músicas. Um trabalho com alguns defeitos mas que já denotava a qualidade que os três álbuns atrás mencionados viriam ter num futuro próximo.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira