About Me

Svipdagr - "Black Verses" Review


Formados no ano passado, eis que surgem da vizinha Espanha os Svipdagr, com o seu primeiro registo de originais, intitulado “Black Verses”, onde os nove temas apresentados apontam unicamente num sentido, o do Black Metal. 

Os Svipdagr não fogem à regra e incorporam na totalidade o espírito da segunda vaga deste fenómeno musical numa abordagem crua, primitiva e cheia de requintes místicos. Tradicional quanto baste, a introdução de uma atmosfera mais folk ajuda a quebrar o clima mais gélido das músicas propostas. No entanto, todo o conceito musical aqui desenvolvido é minimalista por si só, esta até pode parecer uma observação redutora, mas não o é porque este chamamento sonoro responde a esta natureza estilística na sua integra, que o diga, por exemplo, a produção que lança este “Black Verses” para o campo de um “Transilvanian Hunger” ou outras edições do género.

De salientar que, mais uma vez, a velha tradição de iniciar uma banda e gravar uma demo de apresentação é, aqui, ultrapassada. Ainda não estou certo de que este fenómeno é um sinal dos tempos vindouros, mas para quem vê o lançamento de um CD como um marco de maturidade de uma banda, neste caso deixo este ponto em aberto, simplesmente, porque apesar de tudo, este conjunto músicas carecem de inspiração. Adicionando o facto de que nada de novo e criativo é partilhado entre a banda e o ouvinte, antevejo que este disco seja aconselhável apenas para os mais puristas do estilo.

Nota: 5/10

Review por Pedro Pedra