About Me

Ignis Fatuu - "Unendlich Viele Wege" Review


Estas bandas de folk metal alemãs têm dois problemas. Primeiro cantam em alemão, o que torna mais complicado ter uma afinidade mais imediata com a sua música, apesar de hoje dia a música em alemã ser mais bem aceite do que uns vinte anos atrás. Em segundo lugar, cada pontapé que se dá numa pedra faz com que se descubra uma banda de folk metal a cantar em alemão. Não se pode dizer que os Ignis Fatuu sejam propriamente novatos, embora o seu primeiro álbum seja de 2009, este "Unendlich Viele Wege" é já o seu terceiro, no entanto, isso não muda o facto de que o que podemos ouvir aqui não seja nada de novo. Muita coisa poderia soar assim desde que os In Extremo apareceram.

Não quer isto dizer que a banda seja uma cópia deslavada de outras. Pelo contrário, acabam por fazer com que a sua identidade se realce bastante, sendo que seria mais correcto dizer que tocam folk rock do que propriamente folk metal. Mesmo com  o emprego da língua alemã, as melodias são cativantes, principalmente quando são usadas vozes masculinas e feminnas - o tema título e "Mit Dem Wind" são dois bons exemplos. Acaba por ser essa identidade que os salva de serem considerados mais um a fazer o mesmo que muitos já fizeram muitas vezes no passado.

Refrões melódicos, algum peso e bastantes ganchos para agarrar o ouvinte que fazem com que estes quarenta minutos sejam agradáveis mas também não mais que isso. O single lançado o ano passado - e por nós revisto - "Wenn Alle Worte Schweigen", está presente e seria capaz de ter outras músicas mais cativantes para figurar como single. Escolhas, para alguns certas, para outros erradas. No geral, um bom álbum de folk com distorção, melódico, bem produzido, agradável para consumir e se houver tempo, para repetir o consumo.
 
Nota: 6.5/10
 
Review por Fernando Ferreira