About Me

Metallica - Lars Ulrich revisita o assunto da sua batalha contra a Napster


Há 14 anos atrás, os Metallica processaram o Napster, um serviço pioneiro de partilha de ficheiros online, maioritariamente utilizado para troca de músicas e álbuns. Na altura, a causa da disputa teria sido a partilha não autorizada de uma versão demo da faixa "I Disappear", que teria ido parar à internet ainda antes de ser lançada. Os problemas com a quebra de direitos de autor (nos quais este processo se incluiu) causaram posteriormente o encerramento do serviço, que foi posteriormente comprado por outra companhia e tornado numa loja de música online.  

Recentemente Lars Ulrich voltou a endereçar o assunto numa conversa da Reddit, em que os fãs poderiam perguntar-lhe o que quer que fosse. A posição de Ulrich em relação ao assunto mantém-se inalterada, tendo o mesmo comentado:"Tudo o que queremos, enquanto artistas, é a possibilidade de escolha. Não há mais nada a discutir. Ninguém tem o direito de fazer o que quiser com a nossa música. Esse direito pertence-nos. (...)" 

"O assunto resumia-se a uma coisa, e a apenas isso - controlo. Não era acerca da Internet, nem acerca de dinheiro, ou partilha de ficheiros, ou mesmo sobre se providenciar material gratuitamente ou não, mas sim a quem pertencia essa escolha. Se eu quiser disponibilizar o meu material gratuitamente, faço-o. Mas essa escolha não me foi oferecida. É estranho que este assunto se tenha tornado numa grande parte do nosso legado para tanta gente, já que para mim, é um apenas um género de apontamento."

Por: Vanessa Henriques Ribeiro - 08 Janeiro 14