About Me

Primal Attack - "Humans" Review


Ainda me lembro de no final de 2012 ter assistido ao concerto de estreia dos Primal Attack, no Ritz Club, e de altura ter ficado impressionado com a consistência que a banda já demonstrava em palco, o que contudo acaba por não ser assim tão surpreendente, tendo em conta que na sua formação constam membros de bandas como Seven Stitches ou Spoiled Fiction. 

O que se ouve neste “Humans” é um Groove Metal/Thrash Metal moderno dentro daquilo que bandas como Switchtense ou Revolution Within fazem a nível nacional, ou se pensarmos a nível internacional, uns Lamb of God ou Pantera (na fase final de carreira), juntando-lhe ainda uns pequenos toques de Hardcore aqui e ali.  “Humans”é cima de tudo um álbum consistente, bem tocado e com uma excelente produção, feito sobretudo para ser tocado ao vivo. Outro factor bem conseguido deste álbum é o facto da sua duração não ser excessivamente longa, isto é, ao longo das oito músicas que o compõem, apesar destas seguirem a mesma linha sonora, acabam por fazer com que o álbum não se torne cansativo, apesar da sua sonoridade algo repetitiva. Penso que aqui os Primal Attack jogaram bem em fazer um álbum com a duração perfeita (pouco mais de 30 minutos), conseguindo desta forma prender o ouvinte ao longo da audição. 

Apesar de não acrescentarem propriamente nada de novo ao género, os Primal Attack conseguem com “Humans” um debut bastante consistente, fruto de muito trabalho e profissionalismo de uma banda que, em cerca de um ano desde a data da sua formação, consegue lançar o seu primeiro álbum de orignais, bem como ganhar o seu destaque no underground nacional, sendo já uma presença assídua em concertos e fests por Portugal. Resta esperar para ver como vão evoluir os Primal Attack daqui para a frente, mas à semelhança de bandas como Switchtense que têm marcado a posição não só em Portugal, como também lá fora, também é expectável que os Primal Attack tenham capacidades de levar o seu trabalho além-fronteiras.

Nota: 7/10

Review por Pedro Reis