About Me

Trenchrot - "Necronomic Warfare" Review


Este álbum de estreia dos norte-americanos Trenchrot exige que se faça um exercício de imaginação. Imagine-se que se tem aqueles lançamentos clássicos dos primórdios do death metal, e estamos a falar de demo-tapes mesmo, e que a qualidade é para lá de manhosa. Agora imagine-se essa energia crua, esse entusiasmo e inocência impossíveis de replicar (ou se é ou não se é, as cópias são farejadas à distância), tudo isso que fizeram desses lançamentos lendários, com uma produção poderosa e moderna (em comparação) mas conservando o feeling vintage e cru de outrora.

Claro que não basta ter uma boa carroçaria ou bons interiores, será necessário também combustível que faça o carro andar ou seja, não basta a boa produção ou o seu poder se não existirem verdadeiras músicas e a verdade é que este álbum surpreende pela quantidade de malhões que contém. Desde a "Gustav Gun", até à "Mad Dogs Of War", incluindo as "Sickening Devotion" e a épica "Necronomic Warfare", não existem por aqui fillers. Há um encanto holandês inegável (Asphyx e Hail Of Bullets - o que é o mesmo que dizer, Bolt Thrower) onde os momentos compassados, são muito importantes para fazer deste trabalho o petardo que é. A voz de Steve J. também faz lembrar as duas últimas bandas mencionadas na frase anterior, nomeadamente Martin Van Drunen e Karl Willets, mas também John Tardy dos Obituary, o que lhes deixa acentuar ainda mais o feeling clássico de death metal.

Talvez seja uma proposta pouco usual para uma banda americana, ou melhor, para uma nova banda americana, mas sem dúvida que surge na altura certa apenas para mostrar como é possível nos dias de hoje soar clássico sem ser rip off de nenhuma das bandas/propostas clássicas e simultaneamente, apresentar um conjunto de músicas fora do normal, no que à qualidade diz respeito. Sem dúvida, uma das grandes surpresas do estilo até agora, no que a 2014 diz respeito. Viciante!


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira