About Me

Menace - "Impact Velocity" Review


A música extrema é realmente um poço de surpresas. Mais que isso, é um poço de talentos! Esta aposta da Season Of Mist é o novo projecto de Mitch Harris, mais conhecido pelo seu trabalho nos Napalm Death. Que Harris era um guitarrista talentoso, não propriamente shredder, já se sabia, comprovado vezes sem conta nos álbuns da seminal banda britânica. Agora, que é um compositor com um talento que vai bem para além das fronteiras do extremo e um vocalista com uma boa voz, bem melódica, é que é capaz de apanhar muita boa gente desprevinida. Talvez seja por isso que optou aparecer aqui com duas designações diferentes - Cygnus (entidade responsável pela voz) e Synergus (entidade responsável pelas guitarras) - para evitar que "Impact Velocity" fosse julgado por preconceitos.

Com uma base acente no rock industrial, a lembrar um pouco de Devin Townsend em início de carreira a solo, um sentido de ambiência que se torna contagiante e viciante, este álbum cresce a cada audição. Poderá não agradar aos fãs de sonoridades extremas, mas aqueles que têm a mente aberta vão apreciar em pleno a estreia. Com uma formação secundada com Frédéric Leclerq dos Dragonforce no baixo, posição que partilha com Shane Embury, colega dos Napalm Death, e Derek Roddy, ex-baterista dos Hate Eternal, argumentos técnicos também não faltam a esta estreia.

Sabor alternativo, melódico, industrial e uma capacidade assombrosa de fazer verdadeiras músicas é o grande poder dos Menace, que num momento estão melódicos e introspectivos como logo a seguir soltam um riff mais agreste (mas nada que destoe do ambiente geral do álbum) como em "I Won't See The Sun" ou na faixa bónus "Insult To Injury" (não confundir com o clássico thrash da banda norte-americana Whiplash). Boa surpresa, boa indicação para o futuro, caso Harris decida que os Menace não sejam apenas um passatempo nos intervalos dos Napalm Death.

 
Nota: 8/10
 
Review por Fernando Ferreira