About Me

Sado Sathanas - "Homos Hamartia" Review


O black metal alemão nunca primou pela originalidade, seja em que vertente se trate. Isso não quer dizer que não existam boas propostas teutónicas na arte musical de adorar o chifrudo. "Nomos Hamartia" é o segundo álbum, tendo já o espaço de intervalo de quatro anos entre os dois e apesar de pouco profíqua, a banda já se pode considerar veterana já que conta com dezoito anos de carreira. A vertente explorada pelos Sado Sathanas pode-se inserir na prateleira do black metal atmosférico, com um toque de depressivo e até progressivo - termo que deve ser usado com muito cuidado porque pode-se pensar em algo que não corresponde à verdade. É progressivo na medida em que as músicas, apesar das suas estruturas simples, vão evoluindo, comparando-se com uma viagem que vai de um ponto a outro.

Com uma produção poderosa, onde os instrumentos se ouvem e percebem perfeitamente, os Sado Sathanas provam que não é impossível usar melodias, ter um som bem definido, capaz de criar uma atmosfera e mesmo assim soar evil q.b.. Até provam que os teclados, usados de forma inteligente podem ser uma mais valia - isto para aqueles que abominam o uso do instrumento. Tendo uma dinâmica apreciável, intercalando os momentos mais agressivos com aqueles mais introspectivos e ambientais, este álbum surpreende pela sua versatilidade - ainda se está a falar de black metal - e sobretudo pela sua eficácia.

Temos um tema instrumental de uma beleza rara, "Ante Bellum" a conviver de igual para igual com outro mais in your face, embora não fugindo a algo mais substancial a nível de arranjos e estrutura da música e estes são apenas dois exemplos de como há aqui muito a descobrir e a apreciar. Com a duração ideial, naquele ponto em que sabe a pouco e tem que se ouvir mais umas quantas vezes, "Homos Hamartia" é um manifesto às artes negras de alta qualidade, com um ambiente muito próprio e bem conseguido. Talvez não seja ríspido o suficiente para a facção mais trve mas isso não impede que seja um grande álbum de black metal, que deve ser descoberto urgentemente.


Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira