About Me

Anarchos - "Descent Into The Maelstrom" Review


Aos primeiros segundos de "Anointing Of The Sick" consegue-se logo identificar bem o país de origem e o estilo, mesmo que não se soubesse de nada: Death metal holandês, algo semelhante ao clássico sueco mas com um ênfase maior nos graves e menor nos médios, no que à equalização do som, principalmente das guitarras diz respeito. Som clássico portanto, que não deixa grande margem para surpresas para este EP, que é o primeiro trabalho a inaugurar a discografia da banda holandesa - ignorando a demo lançada em 2012.

Sem margem para surpresas é mesmo o termo certo, o que levará logo a quem não gosta bem de (repetidas) viagens pelo passado, a colocar isto de parte sem olhar para trás. É verdade que o período aqui evocado em termos de death metal é bem mais místico com alguma plastificação e desumanização do género nos dias de hoje - principalmente com a crescente confusão entre deathcore e death metal técnico cujos pontos em comum são que o primeiro é tão aborrecido como o segundo quando a qualidade é baixa. Sem grandes brilhantismos ou coelhos a sair da cartola, são simplesmente cinco faixas de death metal old school que agradarão os saudosos mas pouco mais que isso.

Pormenores interessantes como o riff gigante de tão viciante que é da já mencionada "Anointing Of The Sick" são aqueles que ficam mas pouco mais, o que leva a concluir que os Anarchos são apenas mais uma banda de death metal que se enganou na década para começar a sua actividade. Para quem gosta de viagens no tempo e gosta do local e momento escolhido neste "Descent Into The Maelstrom", boa viagem. Para os outros, se calhar é melhor pegar num qualquer álbum dos primeiros álbuns dos Pestilence ou dos Aura Noir. O efeito é o mesmo e clássico por clássico, mais vale ouvir os originais.


Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira