About Me

Backflip - "Backflip" Review


Directamente de Lisboa, temos aqui o primeiro full-lenght, homónimo, dos Backflip. 5 anos já passaram desde o lançamento do EP de estreia 'New Ticket New Journey', que possibilitou concertos com bandas como Vera Cruz, We Ride, Dog Eat Dog ou, mais recentemente, com os míticos Agnostic Front, que ajudaram também a criar a já estável base de fãs desta banda de hardcore lisboeta.

Em cerca de meia hora os Backflip debitam 10 faixas de um hardcore com toques metálicos e melódicos, com direito a sing-a-longs contagiantes, riffs rápidos e breakdowns arrebatadores, na onda de bandas como Terror, All For Nothing ou Comeback Kid. 

Inserindo-se na designação de 'female-fronted hardcore', os Backflip mostram-nos que não é necessário cair em clichés. Inês Oliveira mostra-nos a sua raiva com a agressividade típica do hardcore punk, até sermos surpreendidos em 'Lost At Sea', onde usa um registo mais limpo e a melodia domina por completo a composição.

Este disco conta ainda com a participação de alguns convidados de honra como João Quadros dos Shape ou Fuck dos já míticos Grankapo, acrescentando ainda mais variedade a este fenomenal álbum de estreia. Não há momentos mortos neste disco, que tem o luxo de conter malhas como "Valuable Vote", "Corações ao Largo" ou "Across Crossed Fire", tornando os Backflip numa das mais promissoras bandas do panorama português no que toca ao hardcore. 

Quem gostou do EP de estreia, certamente gostará deste primeiro full-lenght, que mostra os Backflip mais coesos e com uma nova e mais completa abordagem perante a composição dos seus temas, precisando talvez de variar um pouco as influências e de não se deixar levar tanto pelas mesmas.

Nota: 7.8/10

Review por Afonso Veiga