About Me

Craving - "At Dawn" Review


A explosão inicial de "Mek" seria capaz de acordar um morto. Não fosse a surpreendente viragem antes de atingir a marca dos três minutos, julgaria-se que se tratava de um death metal, poderoso, sim, mas algo banal. Apenas quando entram umas melodias acústicas acompanhada por lead de guitarra e coros de cariz bem folk celta, é que a nossa atenção é realmente despertada. As ditas melodias continuam no tema seguinte, desta vez, logo ao início, dando o mote para uma boa festa em qualquer clube ou festival. Fazendo uso da brutalidade do death metal, da melodia e elemento catchy do folk, esta fórmula acaba por cativar os apreciadores destas sonoridades, fazendo um bom equilíbrio entre a festa e a brutalidade. O grande problema de tudo o que é celta e folk misturado com metal é que ou soa demasiado festivo por vezes. Aqui isso não acontece.

A grande força deste álbum é mesmo a música, mas as letras também tiveram direito a algum trabalho, tendo textos em alemão, a língua nativa da banda, russo e o inglês, coisa que resulta bem com as melodias criadas pela banda, principalmente nos temas em alemão e russo. Outra característica da música aqui contida é a sua tendência para a construção de temas épicos, com apenas três temas abaixo dos seis minutos, o que faz com que a certa altura o álbum pareça enorme. Dez temas em sessenta e seis minutos é algo que pode desafiar a paciênica. Apesar da dinâmica que existe entre as partes black/death metal com as mais folk, a fórmula revela-se não ter duração suficiente para o álbum todo. É o típico caso em que as músicas são todas perfeitas isoladas mas quando colocadas em conjunto, algo se perde.

Que não restem dúvidas, no entanto, que este é um grande álbum de death metal melódico, com uma série de outros elementos que só o enriquecem. Na "In Die Nacht Hinein" dá para tudo, desde um pequeno duelo de solos de guitarra até a passagens acústicas, épicas, pedal duplo e blastbeats com fartura. A banda também revelou com este segundo álbum um assinalável crescimento e maturação de ideias e na forma como as concretiza. Talvez ainda não seja aquele álbum deslumbrante que faz com que bandas caiam no goto dos fãs do metal extremo (ou então nos media que ditam ou tentam ditar as tendências), mas é sem dúvida um bom álbum. Com menos duas músicas, talvez ficasse ainda mais forte - por vezes menos é mais - mas isso já são questões hipotéticas. Concretamente, "At Dawn" é um bom álbum de death/folk metal.


Nota: 7.9/10

Review por Fernando Ferreira