About Me

Messenger - "Illusory Blues" Review


Sabemos que o mundo artístico está cada vez mais heterogéneo, a procura da variedade é um requisito que, por si só, ajuda a sobrevivência em qualquer meio onde a oferta é cada vez maior e competitiva.  Esta é uma condição obrigatória que muitas editoras disponíveis no vasto mercado têm que abraçar.

Por isso, não é de estranhar que, de vez em quando, nos chegue um disco anti metal, não que este seja contra o Metal em si, mas porque de Metal nada tem!

Apesar dos raros momentos de distorção, não basta que esta esteja presente para que haja peso musical nas composições dos britânicos Messenger, mas também é verdade que a ausência desta não remete uma banda para o campo do desinteressante.

“Illusonary Blues” é um registo, acima de tudo, acústico, onde a harmonia enche a atmosfera de vibrações Folk, com rasgos distorcidos de Blues e Rock setentista. Também existe uma vertente cancionista popular ao longo de todo álbum, com alguns primores psicadélicos, fazendo lembrar uns Led Zeppelin, ao mesmo tempo que os tradicionais traços orgânicos de uns C.O.B. (Clive's Original Band) vêm à memória (atenção porque já não é a primeira vez que falo neste Senhor). Inclusivamente, poder-se-á citar o nome dos Hexvessel a título de exemplo, para demonstrar o estilo de musical que os  Messenger propõem. Seja como for, estamos na presença de música calma para ambientes pitorescos, onde os ritmos energéticos dão lugar a paisagens mais viçosas, com lugar a ligeiras brisas que nos vão aquecendo as faces.

Se pretendem algo para quebrar a rotina, para desenjoar da berraria e da habitual trepidação sonora, os Messenger poderão ser o balsamo que procuram. É um disco que pode ficar a tocar horas a fio porque cria uma ligação de amizade com o passar do tempo. “Illusonary Blues” é transparente, não tem aditivos e representa o que todos procuramos numa boa companhia!

Nota: 7.7/10

Review por Pedro Pedra