About Me

Metalsteel - "This Is Your Revelation" Review


Os Metalsteel já são uma banda experiente mesmo que essa experiência seja oriunda de um país sem grande tradição no heavy metal: a Eslovénia. Ao quinto álbum, a banda traz-nos nove músicas de heavy/power metal melódico, bem dotado tecnicamente mas cheio de clichês. O estilo power metal, actualmente, é quase impossível de fugir aos clichês. Seja pelo sentimento falso, a roçar o preconceito, de que tudo o que havia de bom para fazer já foi feito, seja porque muitas vezes aparecem bandas sem identidade própria que apostam sobretudo nesses mesmos clichês tão fáceis de reconhecer. Os Metalsteel não se encaixam exactamente em nenhuma das duas embora não se vejam totalmente livres de alguns tiques que apontam para falta de imaginação para mais.

Não se pode dizer que "This Is Your Revelation" seja um mau álbum de power metal, mas apenas não consegue provar que é bom. Não falta energia através de temas como "Taboo", "New Messiah" e "Godfather Of Nothingness" mas depois, na mesma medida temos temas aborrecidos como a "New Way Of Thinking" (erro crasso para colocar esta música a abrir o álbum) e a espécie de balada "Call Of War". E mesmo quando nos temas em que as coisas correm bem, não temos músicas que levantem os pés do ouvinte do chão, não deixando de haver alguma pena por isso, porque o talento da banda é claro, apenas não se materializou da forma com mais impacto nestas nove músicas.

Não deixa de ser um álbum interessante de ouvir, com um excelente som (orgânico e poderoso) e apesar da frustração de não ter um impacto maior sobre o ouvinte, lança a curiosidade para a banda e para o seu trabalho passado, pela possibilidade deste ser apenas um passo dado ao lado. Recomendado unicamente para fãs incuráveis do estilo.


Nota: 6.2/10

Review por Fernando Ferreira