About Me

More than a Thousand - "Vol 5: Lost at Home" Review


Depois de “Vol 4: Make Friends and Enemies” ter vindo agitar a música pesada em Portugal (e reconhecido igualmente lá fora), ficando marcado como o ponto alto da carreira dos More than a Thousand (Mtat) e aquele álbum que definiu a sua sonoridade, as expectativas estavas altas em relação aquilo que a banda de Setúbal iria fazer no seu próximo trabalho.

O álbum demorou a ver a luz do dia, mas quando surgiu a notícia que a banda assinara com a editora eOne Music e que o álbum iria ser o primeiro da banda a ser lançado, por exemplo, nos Estados Unidos, as expectativas ainda ficaram mais altas, e pode-se afirmar que os Mtat souberam estar à altura do desafio.

O que se ouve neste “Vol 5. Lost at Home” não é nada propriamente novo em relação aquilo que a banda já fizera no passado, ou até mesmo em relação ao metalcore praticado hoje em dia. Mais pesado que o registo anterior, neste quinto volume o que se ouve é um metalcore com aqueles toques melódicos tão característicos da banda de Setúbal, que tornam o som da banda super catchy, sendo díficil ficar indiferente a músicas como “Fight Your Demons”, ou “Feed the Caskets” com aquela introdução com pitada de dubstep, ou “ I Am Anchor”, em registo vocal sem guturais. Apesar de como já foi referido a sonoridade da banda não ser propriamente novidade, é importante destacar a qualidade com o quinteto toca, não ficando a dever nada aquilo que se faz lá fora dentro do género. Contudo, após uma audição completa do álbum também fica a sensação de que 14 músicas acabam por ser demasiadas devido à repetição de ideias, e que se um ou outro filler (se é que podemos considerar certas músicas como tal) como “Room of Blades” fossem retiradas, o álbum no seu conjunto ficaria a ganhar, apesar de que não se possa considerar estas músicas como fracas, simplesmente parecem num patamar mais abaixo do que músicas como as referidas anteriormente.

De certa forma, “Vol 5. Lost at Home” acaba por ser a sequência lógica de “Vol 4: Make Friends and Enemies”, mantendo a bitola elevada. É certo que não prima propriamente pela inovação, mas a qualidade e dedicação que se ouve neste álbum fazem dos More than a Thousand mestres na sonoridade que praticam. Se haviam dúvidas da capacidade da banda em manter o nível do regisdto anterior, este quinto volume vem confirmar a banda de Setúbal como uma das mais importantes bandas de música pesada em Portugal, que continua álbum após álbum a elevar o nome de Portugal lá fora.  

Nota: 8.5/10

Review por Pedro Reis