About Me

Ruud Jolie fala sobre a primeira escola de Heavy Metal da história


Embora seja primordialmente conhecido como o guitarrista dos Within Temptation, Ruud Jolie é também professor de música na pioneira “Metal Factory”, a primeira escola de Heavy Metal da história. A escola abriu portas em Setembro do ano passado, na Holanda, e apesar de ser um projecto com menos de um ano de existência, tem granjeado um sucesso considerável e apresenta um imenso potencial de expansão.

Ruud Jolie leva esta experiência muito a sério, e explica que não se trata de uma mera brincadeira. A escola de Heavy Metal pretende estabelecer-se como uma instituição profissional, que permite aos estudantes aprenderem a tocar, mas também os treina noutros campos essenciais na indústria musical, tais como management, merchandising, marcação de concertos (etc) bem como a parte essencial teórica e histórica.

“É um projecto completamente novo. Este é o primeiro ano em que estamos abertos, e tem sido óptimo. Temos 23 estudantes, nas áreas vocal, baixo, guitarra e bateria. Não se trata apenas de aprender a tocar música, mas também de aprender a lidar com o lado empresarial da indústria (…). Começámos em Setembro, e uma das lições mais valiosas que aprendemos até agora foi a errar, e aprender com isso. A minha aula de teoria musical é a única onde a criatividade não é requerida, já que este assunto em particular deve cingir-se a factos, escalas e acordes.”

E já há mais músicos interessados em participar honorariamente no projecto, como por exemplo Phil Anselmo, o vocalista dos –Down. Questionado acerca do assunto, afirmou que acompanhou o processo de crescimento da indústria, até se ter tornado no monstro que é actualmente no panorama musical mundial. Phil acredita no projecto, e nas suas próprias palavras: "Poderia ser professor por um dia, absolutamente!"

Para quem pretende informar-se acerca da escola, ou quem sabe até frequentar um dos seus cursos, aqui fica o site oficial (em holandês) - http://www.metalfactory.nl/

Por: Vanessa Henriques Ribeiro - 23 Abril 14