About Me

Reportagem: Mantar, A Thousand Words, A Life To Take @ Fantasma Lusitano, Lisboa - 08-05-2014


Na passada quinta-feira, o novo espaço do Fantasma Lusitano, associação que antes se encontrava sediada no Bairro Alto, recebeu o duo Mantar, depois de encontrar nova “casa” na Travessa do Cotovelo, no Cais do Sodré.

Por volta das dez horas já as portas estavam abertas e os A Life To Take deram início a esta noite marcada por um cartaz bastante forte e variado. Com uma sala um pouco despida, esta banda formada por membros de Push, Neighborz e Hard to Deal, com um hardcore arrastado na onda de bandas como Brutality Will Prevail ou Incendiary e com o lançamento de estreia ‘Castaway’ na bagagem, foram incansáveis durante todo o alinhamento, apesar de pouco correspondidos pelo escasso público. Ainda a dar os primeiros passos, esta jovem banda prima pela originalidade e qualidade do seu stonercore e pela excelente postura e prestação em palco.

De seguida subiram ao palco os, já mais conhecidos, A Thousand Words. Actualmente como um trio depois da saída do vocalista Diogo Major, o baixista Renato assume agora também a voz. Não se nota falhas na performance desta banda de hardcore negro e melódico, típico de bandas como Rise and Fall, no entanto a falta de um frontman quebra um pouco a interacção com o público, criando um ambiente um pouco atípico para este género de música. Com um alinhamento composto pelos últimos lançamentos ‘Sinners’ e ‘Vivre Sa Vie’, houve ainda espaço para uma faixa nova, numa onda mais agressiva e in your face.

Para fechar a noite, pela segunda vez consecutiva em Lisboa, depois de um concerto na República da Música na noite anterior, os Mantar. Depois do lançamento do aclamado álbum de estreia ‘Death Is Burning’, este duo barulhento composto por um turco e um alemão, residentes na Alemanha, encontra-se em tour pela Península Ibérica, espalhando a sua sonoridade que incorpora elementos que vão desde o Doom ou do Black Metal até ao Hardcore Punk, com laivos rock pelo meio. Com um baterista completamente abafado pelos três amplificadores do guitarrista/vocalista, os Mantar debitaram riffs carregados de rock, groove e peso.  Ainda arrancaram vários aplausos dos presentes, que já preenchiam bem o novo pequeno espaço da Associação Fantasma Lusitano, nesta noite de quinta-feira.

Texto por Afonso Veiga
Agradecimentos: Goodlife HQ