About Me

Desecresy - "Chasmic Transcendence" Review


Finlândia, mais uma vez. Porquê? Porque tem Death e Doom Metal bom. Porquê? Porque a imagem sonora das bandas oriundas daí são acompanhada por um estilo próprio e muito bem estruturado, desde sempre. É um facto da genética musical finlandesa, existe um núcleo de podridão suja e fétida que faz com que estes dois estilos sejam sempre tratados por Tu, ainda para mais quando ambos são combinados de forma esmagadora! Os Desecresy nascem em 2009 e em 2010 estreiam-se com o seu primeiro álbum de originais. Daí até aos tempos correntes já tiverem espaço para lançar mais dois registos, sendo o último datado de 2014 sobre o selo da, sempre atenta, Xtreem Music.

Invocando um ambiente fúnebre, mas com uma linha melódica que nos vai relembrando as suas origens frias e encantadoras, os Desecresy conseguem, numa só palavra, demolir-nos! Também não importa vir para aqui dizer que existem outras bandas congéneres que praticam e partilham do mesmo efeito auditivo porque a quantidade de exemplos existentes seria acompanhada da sua qualidade. Consequentemente, é redundante afirmar que se trata de mais uma banda a fazer o mesmo, já que quando o material apresentado é bom todos nós ficamos satisfeitos. No fundo é o que este “Chasmic Transcendence” representa, mais um exemplo inequívoco do que de melhor se faz acima da Suécia.

Poder-se-ia dizer que para este álbum a expressão popular devagar se vai ao longe assenta que nem uma luva. De facto, a cadência lenta das suas músicas empurram-nos para uma sessão brutalidade hipnotizante, quase impossível de descolar ao longo da sua audição. Os temas funcionam como um só bloco, maciço, imparável, quase sufocante, cuja força reside na boa construção dos temas e, como referido anteriormente, na exímia capacidade de diluir melodia e peso, sem que aos mesmos possa ser apontada qualquer tipo de dessincronia.

Ao nível da produção, este “Chasmic Transcendence” não compromete e, por isso, permite uma passagem genuina da sua musicalidade aquando da sua escuta. Para os conhecedores e admiradores desta corrente musical, este é um disco obrigatório, mas não só para estes. Também os apreciadores de Death Doom, desconhecedores dos Desecresy, devem incluir este disco na vossa listagem de lançamentos a não perder deste ano.

Nota: 7.8/10

Review por Pedro Pedra