About Me

Finntroll - "Natten Med De Levande Fintroll" Review


Finntroll, talvez uma das primeiras bandas a ter sucesso com a mistura mais festiva entre o folk e o metal extremo, lança finalmente o seu primeiro álbum ao vivo sendo que este já foi gravado à seis anos, não tendo, portanto, temas dos dois últimos álbuns, “Blodsvept” e “Nifelvind” – não deverá ser alheio também o facto do álbum ser lançado pela Spinefarm, que também lançou os primeiros cinco álbuns da banda finlandesa. No entanto, não deixa de ser um factor de celebração por parte da horda fanática dos trolls finlandeses, num momento de pico de forma como este registado na famosa sala de concertos Melkweg, em Amesterdão, a vinte de Setembro de 2008.

Em dois discos e quase vinte músicas, a banda passeia de forma confiante pelo seu reportório lançado até à altura, sendo que o principal defeito que se consegue encontrar é mesmo o som não estar tão cristalino como as músicas exigem, no entanto, é o preço a pagar nos concertos e nos álbuns ao vivo, uma energia crua que se sente e que faz com que os temas sejam vividos de outra forma, de uma forma mais intensa que talvez em disco não resulte tão bem mas que com um suporte visual passa mais despercebido.

Independentemente de todas estas questões,  é um lançamento que já fazia falta para uma bnda que tem uma forte componente visual em cima do palco e uma energia muito própria para a sua música, que por si só, remete para a festa. É um bom ponto de partida para aqueles que não a conhecem, mas poderá revelar-se uma faca de dois gumes, já que a falta de dinâmica em termos de som de um concerto não serve as músicas em questão, como os trabalhos de estúdio. Apesar disto, de certeza de que cumprirá a sua função de, no mínimo, despertar a curiosidade.


Nota: 7.8/10

Review por Fernando Ferreira