About Me

Forgotten Tomb - "Darkness In Stereo - Eine Symphonie Des Todes - Live In Germany" Review


Ora aí está algo que não é muito comum ver. Como forma de recompensar os fãs pelo apoio dado, a banda italiana resolveu disponibilizar de forma grátis o áudio do seu mais recente lançamento, o DVD “Darkness In Stereo – Eine Symphonie Des Todes – Live In Germany”, sem dúvida uma forma inteligente de chamar a atenção para o suporte visual. É sabido que hoje em dia, com o estado em que a indústria discográfica está, todas as tácticas passam por cada vez mais oferecer algo – já que grande parte não se dá ao trabalho de comprar quando pode fazer download de graça (muitas vezes nem se dão ao trabalho de ouvir aquilo que fazem download de graça). Oferecer algo e tentar captar o interesse é uma ideia, neste panorama, muito interessante.

Gravado na Alemanha há já dois anos, o som é poderoso e límpido, revelando todo o poderio da banda em cima de um palco. No alinhamento deste concerto é dado mais destaque ao penúltimo álbum “Under Saturn Retrograde”, de 2011 – muito provavelmente antes de gravarem o ultimo álbum, “… And Don’t Deliver Us From Evil” – com três músicas, sendo elas “Reject Existence”, “Shutter”, “Spectres Over Venice” e depois mais três temas dos seus álbuns mais aclamados: “Solitude Ways” e “Disheartenment” do “Songs To Leave” de 2002 e “Todestrieb” do “Springtime Depression” de 2003.

O que é engraçado de reparar é como estas duas fases distintas da banda convivem agradavelmente umas com as outras, apesar das fortes mudanças estilísticas que a banda sofreu ao longo dos anos, mudança essa sentida de forma mais acentuada com o lançamento de precisamente “Under Saturn Retrograde”. Para os fãs da banda trata-se de um lançamento obrigatório, ainda por cima com download gratuito. Para quem não os conhece, também é uma boa forma de ficarem a conhecer já que a identidade da banda está aqui bem evidente, uma das bandas pioneiras naquilo que se entende como black metal depressivo, embora depois tenham deixado para trás essas fronteiras.

 
Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira