About Me

Paramnesia - “Paramnesia” Review


A Les Acteurs de L’Ombre é uma editora francesa dedicada a vasculhar as profundezas do vasto abismo que é o underground europeu da cena black metal, mais concretamente o francês, com o propósito de encontrar projectos interessantes como The Great Old Ones ou Regarder Les Hommes Tomber que se focam em revitalizar o género.

Os Paramnesia, que se estreiam nos longa-duração com este álbum homónimo após um EP e um split com os seus congéneres Unru, fabricam um black metal atmosférico na onda de uns Weakling ou, até mesmo, Krallice com umas pitadas de doom que surgem para pôr um travão na intricada carga de blast beats frios e deixar o ouvinte numa paisagem sonora negra e desolada. A sensação que se tem quando se ouve “IV” e “V” : os dois extensos temas (cada um tem 20 minutos) que perfazem a totalidade deste registo; é a de estar numa floresta a meio da noite com um vento forte e frio a bater-nos no rosto.  O black metal contemplativo deste trio francês traz consigo um acompanhamento de teclados que se entrelaça na massa bruta e ríspida de black metal contribuindo para dar uma boa dose de 40 minutos deste estilo de black metal.

Apesar de bem composto e de evitar o risco de não deixar o ouvinte cair no tédio, “Paramnesia” é um álbum que só teria a beneficiar se tivesse mais duas ou três peças a acrescentar a “IV” e “V”. Nem teriam que ter 20 minutos e, se partilhassem da qualidade dos dois temas que compõem o disco, dariam a possibilidade desta estreia vir a ser revisitada com mais frequência.

Nota: 7.4/10

Review por Tiago Neves