About Me

Puteraeon - "The Crawling Chaos" Review


Não é perseguição, mas ultimamente tem havido tem havido um fartote de lançamentos de death metal sueco aqui a serem revistos e o terceiro álbum dos Puteraeon é mais um para acrescentar já a uma longa lista. O que não deixa de ser irónico quando se critica música dizendo que ela não traz nada de original ou de novo perante o que foi feito no passado através de critícas que invariavelmente dizem quase sempre o mesmo: Quem gosta, gosta sempre, quem não gosta, não é agora que vai começar a gostar. A não ser que seja mesmo mau demais que quem gosta do género nem consegue ouvir

E num parágrafo, fica arrumada a crítica, certo? Nem tanto. Ok, confirma-se que realmente o som clássico sueco do death metal está aqui presente e que muitos dos seus truques ou da sua fórmula está aqui seguida à risca, no entanto, há algo mais. Algo mais do que simplesmente repescar naquilo que foi feito anteriormente e dar-lhe uma nova cara - ou um feeling de old school, conforme a perspectiva. Há algo remotamente semelhante a uma identidade própria. Não é fácil pegar em algo estabelecido, dar-lhe um toque especial com que fique algo de novo, sem que no entanto fique longe do ponto de origem. Confuso? Basta ouvir "Pickmans Model" e pensar que se trata de uma faixa perdida dos Entombed, caso eles tivessem continuado a fazer algo na linha do "Left Hand Path", mas simultaneamente com um feeling de som original.

São dez malhas de puro death metal clássico que, sim, é mais do mesmo e sim, é mais um lançamento que vai na linha do que já foi feito quinhentas mil vezes antes, mas são dez músicas que se ouvem vezes sem conta como se de um clássico se tratasse. Mesmo que fiquem afundadas e esquecidas no meio de clássicos e de constantes ataques old school, que surgem todos os meses, este conjunto de temas é portador de uma vitalidade invejável que faz com que se volte a ele constantemente. Assim vale a pena ouvir mais do mesmmo.


Nota: 7.9/10

Review por Fernando Ferreira