About Me

SAOR - "Aura" Review


Para quem não sabe nada deste projecto escocês então o melhor é mesmo mergulhar em "Aura", o segundo álbum do mesmo. Uma one man band que mistura metal atmosférico, sonoridades folk (aquela flauta...) e black metal. Quanto à parte do black metal é um pouco redundante já que o termo ora é associado ao conteúdo lírico ou ao estilo de composição. Aqui, liricamente, o foco é totalmente sobre a herança escocesa, a sua cultura, as suas raízes, a sua vida. É parte da razão deste trabalho ser tão intenso. Isso e o sentido de epicidade em que as tais partes black metal jogam totalmente a favor, tal como o típico tremolo picking.

Andy Marshall é o homem por trás da banda e é ele o responsável por quase tudo o que se ouve aqui, desde as guitarras eléctricas e acústicas, baixo, até à voz, flauta, gaita de foles, piano, teclados (pads). Não está completamente sozinho, contando com a ajuda de Austin Lunn na bateria e bodhrán, para teclados (strings) contou com Johan Becker e ainda com Nevena Krasteva na viola e Beth Frieden na voz. A parte folk está bem inserida na parte de metal, sem que uma se sobressaia à outra, as duas convivem de forma perfeita como se fosse indassociáveis, que na realidade é o que são, principalmente quando convivem desta forma tão perfeita.

Saor, que significa livre em escocês e irlandês,  é o espírito imortal é evocado por cada uma das cinco, longas, músicas que compoem este segundo trabalho e que fazem com que "Aura" seja uma das melhores propostas do género metal épico não de 2014 mas dos últimos anos. Basta ouvir qualquer um dos temas, mas principalmente o tema título para se chegar a esta conclusão. O metal atmosférico pressupõe viagens, pressupõe transportar o ouvinte para um outro local ou estado e é exactamente isso que acontece ao longo desta quase hora de música. Majestoso, poderoso, mágico. Poderíamos estar aqui o dia todo a soltar adjectivos e mesmo assim ficaria-se apenas uma pálida ideia da qualidade que este trabalho tem.


Nota: 9.1/10

Review por Fernando Ferreira