About Me

Dylan Carlson - "Gold" Review


Dylan Carlson, para quem não sabe, é um dos rostos mais emblemáticos, senão O rosto do grupo de culto de drone/noise Earth. Talvez tenha ficado mais conhecido por razões infames – emprestou a caçadeira a Cobain que acabou por ser usada no seu alegado suicídio – mas a verdade é que desde que os Earth voltaram com “Hex; Or Printing In The Infernal Method”, houve um interesse acrescido pelo seu trabalho e um elevar de patamar ao culto prestado à sua banda de sempre.

É com base nesse culto que surge a curiosidade sobre este trabalho a solo de Carlson e essa mesma curiosidade poderia desiludir quem espera algo na linha dos Earth. Poderia, se os seus fãs não tivessem a mente aberta o suficiente para acolher nos seus corações esta espécie de álbum conceptual, banda sonora, que retrata a história dos pioneiros alemães no oeste canadiano. E a música é exactamente aquilo que a premissa sugere. É impossível não fechar os olhos e não se encontrar no meio da natureza e da paisagem canadiana.

Com base naquilo que pode ser considerado o folk norte-americano, este trabalho tem muitos pontos em comum com a sua banda principal e mesmo assim consegue distanciar-se do mesmo de forma considerável. Uma espécie de blues/folk rudimentar, sem qualquer percussão e algo mais do que o som de guitarra, com mais ou menos distorção, sem dúvida que Gold instala-se no inconsciente do ouvinte, durante as vinte e quatro faixas que dura. E o tempo passa mais depressa do que se poderia à primeira julgar. Se Earth foi considerada a primeira banda de ambient metal, este trabalho sem dúvida que pode ser considerado como ambiente rock, sem dificuldades nenhumas. Para mentes abertas, uma viagem à natureza do Canadá e a um pedaço da sua história.


Nota: 7.8/10

Review por Fernando Ferreira