About Me

Melmak - "The Only Vision Of All Gods" Review



Para quem não se possa lembrar, Melmak era o planeta de onde era oriundo o Alf, o extra-terrestre arraçado de urso de peluche que gostava de comer gatos. Musicalmente, no entanto, significa algo bem mais sério. O duo espanhol, do país basco para ser mais concreto, composto por Igor na bateria e por Jonan na guitarra e voz. O minimalismo nem sempre resulta, já que quantos menos instrumentos se retiram à equação, mais responsabilidade fica para os restantes para ocupar o espaço vazio.

No caso de “The Only Vision Of All Gods”, o álbum de estreia da banda depois dos EP lançados em 2010 e 2012, não fosse a informação disponível, nem se desconfiaria de que se tratava de um duo e não de um trio – ok, não há linhas de baixo, mas depois do “…And Justice For All”, o mundo mudou. Lançado como edição de autor e financiado através da ferramenta cada vez mais popular crowdfunding este álbum é um bom ensaio de stoner rock agreste que poderá cativar muitos dos seus aficionados, sendo simples, tal como o estilo sugere, mas altamente eficaz, tendo apenas um pequeno problema: a sua duração. Outro facto que não joga a favor é o facto da voz e a bateria estarem um pouco enterradas na mistura, no entanto, tal nem se torna muito dramático já que os dois elementos em si nem são especialmente cativantes.

O balanço, todavia, é positivo. Apesar de algo longo, as músicas até são dinâmicas abrangendo stoner, doom e até uma pitada de sludge/hardcore. Flui bem, faixa após faixa e cativa o suficiente para se voltar à carga posteriormente. Existem ainda algumas arestas a limar, coisas próprias de uma banda que chegou agora ao primeiro álbum, mas para já, há aqui material suficiente para se poder considerar que estamos perante um diamante em bruto. Ainda com algum carvão agarrado mas diamante.


Nota: 7/10


Review por Fernando Ferreira