About Me

The Osiris Club - "Blazing World" Review


É reconhecido o eclectismo da Indie Recordings, indo do punk pop até ao black metal mais agreste e avant garde que possa haver. Por isso, esta estreia por parte dos britânicos The Osiris Club é capaz de não oferecer surpresas para aqueles que seguem o trabalho da banda, embora o trabalho em si seja muito pouco peculiar. “Blazing World” é um pote de coisas diferentes que misturadas até soam todas bem uniformes, com uma identidade bem reconhecível. E esse ponto é o mais admirável nesta estreia, o que já não é nada mau, considerando que há bandas que andam toda uma carreira à procura de identidade sem a conseguirem encontrar.

O jogo aqui é progressivo com algumas pitadas de psicadélico e muita esquisitice à mistura. “That’s Not Like You” deixa logo o ouvinte apresentando, com as melodias desconexas entre as teclas bem prog, as linhas vocais meio new wave e a bateria dançarina. Se ao ler-se isto existir uma sensação de série de adjectivos desconexos juntos, é bom, porque assim fica-se com ideia daquilo que se pode ouvir, pelo menos neste primeiro tema, ficando assegurada a certeza de que, mesmo assim, ainda ficaram elementos por adjectivar.

É uma sucessão de diferentes sensações, diferentes estados de espírito que até resultam bem junto mas mesmo assim exigem muito, talvez demasiado, do seu ouvinte, que, se não for amante de música progressiva e tiver uma mente bem aberta, poderá não encontrar razões suficientemente fortes para voltar para uma terceira ou sequer segunda audição. Ainda assim, conseguindo passar essa barreira, há aqui muitas razões para ficar preso, ainda que fique a sensação, no final, de que se foi a muito lado mas não se saiu do mesmo sítio. Um vazio algo desconfortável e desconcertante. Dá ideia de que é necessário algum foco – por parte da banda para o futuro e por parte o ouvinte para o presente – para que a sua música seja totalmente apreciável e apreciada.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira