About Me

Tomorrowillbeworse - "Down The Road Of Nothing" Review


O nome sugere para uma qualquer coisa “pós” mas o seu estilo é anterior ao ressurgir da designação, qualquer uma delas, mesmo que pudesse encaixar perfeitamente nela – só para se ter uma breve noção de como estas  coisas das categorias vão mudando, mas o cheiro vai ficando invariavelmente o mesmo. Este caso o cheiro é o black metal depressivo e ambiental na linha daquilo que projectos como Burzum já fizeram vinte anos atrás. O black metal depressivo, ainda assim, não é propriamente comum e há uma grande aproximação a coisas mais doom, como Katatonia antigo, a referência mais forte que surge daqui.

Originalmente lançado no ano passado, “Down The Road Of Nothing” é agora reeditado pela Avantgarde  Music, que pode assim levar mais longe a música deste duo britânico (que na prática é uma one-man-band, já que Kenosis fica encarregue de todos os instrumentos  e de todas as vocalizações enquanto R. trata das letras apenas – não menosprezando o seu papel na banda/projecto) e é merecido que isso aconteça já que há por aqui uma inegável qualidade, que não é beliscada pelos eventuais clichés que o género possa acontecer. Este álbum de estreia mostra todo o potencial que este projecto tem e agradará definitivamente a todos os que gostam de artes negras, provavelmente mais os que gostam de doom metal do que propriamente black.

Com o elemento emotivo a pesar bastante, “Down The Road Of Nothing” soa sobretudo genuino, e com algumas surpresas pelo caminho, seja pelos momentos ambient e experimentais que encaixam na perfeição, seja pela forma suave como o álbum se desenrola, sem esquecer o seu lado claustrofóbico. Nesse aspecto “Vestigia Nulla Retrorsum”, “Fragments” e “Aesthetics Of Discouragement” são bons resumos do que se pode ouvir aqui. O black e o doom metal a conviver na perfeição resultam no álbum de estreia dos Tomorrowwillbeworse. Por isso só, merece destaque.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira