About Me

V/A - "One And All, Together For Home" Review


As compilações perderam o seu peso comercial, é um facto adquirido. Outrora é uma forma económica de conseguir música rara e variada. Músicas lançadas especialmente para a ocasião, diversos grupos do mesmo género ou até diferentes, reunidos pela mesma causa comum. Conforme o uso da internet estabeleceu-se e intensificou-se, a razão de ser das mesmas simplesmente esvaneceu-se e minimizou-se com o passar do tempo. Hoje em dia, raras são as ocasiões em que uma compilação consegue ser interessante e a febre dos álbuns de covers, apesar de ser uma saída fácil, acabou por constituir, na maior parte das vezes, maior parte dessas raras ocasiões.

A ideia é simples mas nem por isso menos genial. Roman Sayenko, líder dos Drudkh convocou uma série de bandas europeias para representarem os seus países, mas mais que isso, representarem a sua herança cultural, em forma musical. A premissa é vencedora, independentemente do resultado final, mas só a ideia é capaz de quebrar a barreira, a tal barreira, que torna uma compilação válida ou não nos dias de hoje. O facto de ser composto  por faixas inéditas só faz com que essa validação seja incrementada para o dobro.  Os nomes são de peso, incluindo bandas como Primordial, os próprios Drudkh, Kampfar, os surpreendentes Häive, Mondvolland, os Himinbjorg e os nossos Ava Inferi.

É uma compilação muito interessante, das mais interessantes dos últimos anos e é esta a receita para uma compilação válida, interessante e que suporte e passe o teste do tempo. O alvo principal desta colectânea é o folk, embora a vertente metal esteja sempre presente, mais que não seja pela negritude de algumas das faixas e o seu objectivo primordial foi atingido – é possível termos uma perspectiva das raízes de cada um dos países aqui contemplados e com isso verificar que apesar de raízes e heranças culturais diferentes, o espírito melancólico predominante é muito semelhante. Uma grande compilação que vale a pena conhecer.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira