About Me

Mefisto - "The Megalomania Puzzle" Review


Uma das entidades clássicas do underground sueco que embora não tenha sobrevivido muitos anos, a sua influência viu-se e sentiu-se algo tempo depois, sendo a base para o death metal sueco. Os Mefisto foram um power trio, anteriormente chamados de Torment, e existiram entre 1984 e 1987, tendo lançado nesse período duas demos – na verdade, ambas foram lançadas em 1986 – que agora estão reunidas nesta compilação lançada pela Vic Records, apostada em recuperar pérolas do passado.

É inegável que ao ouvir esta colectânea fica-se consciente de que grande parte do metal extremo sueco tenha passado por aqui para se inspirar – sem esquecer os conterrâneos Bathory (ou Quorthon) e as inevitáveis influências externas. Para um trabalho que não foi produzido nem lançado de forma profissional e considerando que já lá vão trinta anos, a qualidade sonora até nem é má de toda. Aliás, considerando as condicionantes, é bastante boa. Há detalhes interessantes, nomeadamente a nível de guitarra – a faixa de abertura “Missing In Action”, tem solos de extremo bom gosto, por exemplo.

A importância histórica é sem dúvida o principal ponto de interesse para uma reedição deste género mas neste caso, até que há aqui qualidade suficiente para que estas oito músicas sejam ouvidas de vez em quando, e em comparação com muita coisa retro que por aí anda, este puzzle nem é tão desfasado da actualidade como isso.


Nota: 6.9/10

Review por Fernando Ferreira