About Me

Adrenaline Rush - "Adrenaline Rush" Review


Não há fome que não dê em fartura. Depois de mais de quase vinte anos de travessia no deserto no que diz respeito ao hard rock de qualidade, nos últimos anos tivemos uma enchente de nomes de qualidade a surgirem, muitos deles trazidos ou dos mortos ou do esquecimento por parte da Frontiers. Mas a editora italiana também tem trazido novos valores, novo sangue ao género e estes Adrenaline Rush são um exemplo perfeito para tal. A vertente da banda sueca que se estreia com este álbum auto-intitulado é sleaze à velha maneira dos Mötley Crüe, com muitas melodias a soarem como se tivessem nascido na década de oitenta. Em parte, talvez até tenham nascido.

Não quer isto dizer que a música aqui cheira a mofo, pelo contrário, soa fresca, energética e contagiante. Por vezes é possível notar aqui alguns dos grandes nomes do hard rock glam norte-americano, mas talvez aquela que se nota mais até sai fora desse grupo: Def Leppard – ouçam a “Generation Left Behind” e a “Oh Yeah” e digam lá se não ficam com essa sensação. Outro dos grandes trunfos do álbum e talvez ponto fraco é a vocalista. Se a sua voz e figura resulta na perfeição para o género, por vezes a coisa tende a descambar. Em certas músicas fica a sensação de banda sonora de filme da Disney para adolescentes, por outro lado também se tem o feeling de que esta é a resposta sueca a The Pretty Reckless, o que faz com que se seja uma forma de tentar a imagem mais do que a música.

Ao primeiro álbum tem-se assim alguns potenciais problemas (exploração comercial da imagem em detrimento da música, o tornar a mulher um objecto – quando o press release vem com uma frase como “one of the most talented and hottest chicks in today’s hard rock scene” é razão para nos preocuparmos de a música não ser o mais importante) mas com uma certeza inabalável, está aqui uma das melhores estreias que o estilo viu nascer nos últimos anos. Um álbum clássico do início ao fim. Talvez se percam, talvez comecem a dar mais importância à imagem em vez da música, mas por enquanto, aqui, há hard rock de qualidade com bons riffs, uma boa voz, bons solos e refrões marcantes. Ou seja, o paraíso do hard rock.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira