About Me

Dioramic - "Supra" Review


Mais uma banda com a chancela de qualidade da Pelagic Records seria o suficiente para que todos os que por azar (seu) não conhecem os Dioramic ficassem imediatamente interessados. Na verdade, o quarteto alemão não necessita desses gimmicks para provar o seu valor já que os seus dois trabalhos anteriores são de qualidade superior e este terceiro álbum consegue o feito de ainda superar qualitativamente tudo o que já fizeram. Misturando as estruturas do post-metal e com os seus eternos flirts com o hardcore com um saudável sabor a progressivo, “Supra” surpreende a cada faixa, revitalizando-se a si próprio a cada momento que passa.

A intensidade metálica de “The Storm” convive bem com a emoção prestes a explodir de “The Calm Before”, enquanto a sensibilidade pop/prog de “Worth”  contrasta bem com a complexidade de “Xibalba”. É um álbum feito de contrastes e dinâmicas, por vezes na mesma música, e onde até existe espaço para coros majestosos, como na “Logbook”. Basicamente, é uma tarefa inútil tentar dissecar e discernir o que se passa aqui. É certo que a cada audição, novos detalhes vão sendo descobertos e apreciados, diferentes camadas se vão destapando e destacando de outras, mas tentar procura-las e catalogá-las cada uma delas acaba por ir no sentido contrário da apreciação que deve ser feita desde trabalho.

Apenas existe uma pequena questão, a “Vortex Reflex”, a faixa final, surge como uma faixa em silêncio. Fica-se sem saber se será mesmo assim ou se foi apenas uma má cópia promocional. De qualquer forma, isso não muda em nada o facto de que “Supra” é um grande álbum e de que se manterá vivo durante muito tempo. De salientar que existe uma versão CD que vem com um DVD de bónus, com diversos extras. Nâo tivemos acesso ao mesmo, mas o facto de ter material ao vivo, filmagens no estúdio e entrevistas faz com que pareça bastante apetecível.


Nota:
8/10


Review por Fernando Ferreira