About Me

Ethersens – "Your Wandering Ghost" Review


Os franceses Ethersens fazem parte de um grupo muito restrito de bandas, que conseguem empregar uma emoção muito autêntica nas suas composições, graças ao contributo dos seus elementos que nesse aspecto se apresentam em plena sintonia. Claro que a forma mais ou menos funcional como se potência esse dom nato é outra conversa, mas no final das contas ou se o tem ou não.

Surgidos em 2002, apenas em 2008 conseguem lançar o seu disco de estreia "Ordinary Days". Logo aí vemos uns Ethersens pegarem numa fusão de rock e metal a qual adornam com diferentes ambiências e andamentos, tudo numa atmosfera melancólica. Mas é mesmo na entrega e forma intensa (por vezes até algo áspera) como compõem os seus temas, que conseguiram fintar algumas falhas mais associados à falta de experiência do que outra coisa. Ainda que a recepção tivesse ficado bem aquém das expectativas, foi uma estreia que não envergonhou ninguém, e que serviu acima de tudo para fomentar a personalidade forte do colectivo. Conscientes dessas lacunas ou não, a verdade é que 6 anos passaram para que a banda voltasse a entrar em estúdio e lançasse este "Your Wandering Ghost". Hoje em dia com um grau de maturidade bem mais elevado, os Ethersens apresentam agora um disco complexo, exigente e porventura dependente do estado de espírito a ter aquando da audição. Mas ainda assim um álbum que caso o modo seja o ideal não precisará de muito para absorver o ouvinte, ainda que só após algumas audições ele comece a ser finalmente entendido.  

A destreza da banda é mais do que evidente também, afinal de contas a grande base da musica dos Ethersens são as guitarras, e a forma como alternam entre diferentes distorções ou conseguem criar paredes sonoras através de potentes riffs, diz bem da criatividade dos guitarristas Mickaël André e Johan Bourrut. Criatividade que se manifesta também na dualidade das ambiências ora introspectivas ora opressivas de forma a gerar diferentes picos de intensidade. E embora os Ethersens tenham também uma forte vertente melódica (muito graças ao novo vocalista Laurent Mora), também conseguem jogar algumas dissonâncias, o que mais uma vez reforça a ambiente por vezes monolítico de "Your Wandering Ghost". Quase que dá vontade de dizer que os Ethersens mesmo não sendo de forma alguma uma banda de sludge, parecem partilhar algumas das características desse estilo. Talvez por isso consigam ter um som tão eclético, mas ao mesmo tempo facilmente identificável.

Custa identificar algum tema em destaque, visto que estes parecem estar quase como que dependentes uns dos outros para consigam ser verdadeiramente eficazes, dando a impressão do disco ter ele próprio um conceito sonoro. No entanto a viagem que são os pouco mais de 9 minutos do tema de abertura "Two For One Mind", poderá servir como um bom ponto de descoberta da musica dos Ethersens. Intenso, melancólico e desafiante, "Your Wandering Ghost" é acima de tudo um exercício genuíno de transmissão de emoções por via sonora, e um trabalho que na teoria deveria ser alvo de um maior reconhecimento quando comparado com o disco anterior. Assim o veremos, para já estão de parabéns. 

Nota: 8.8/10

Review por António Antunes