About Me

Sguaguarahchristis - “Der Nacht” Review


Formados em 2011, os italianos Sguaguarahchristis (anteriormente conhecidos por SG666) contam já com peripécias biográficas dignas de uma qualquer banda nórdica de black metal algures na década de 1990, visto que o mentor JJ Nehero colocou termo à vida no início de 2013 após um longo período de depressão, autodestruição e vício em heroína. Contudo, Pesten Antilight tomou as rédeas da banda e lançam agora, em 2014, o segundo álbum “Der Nacht”, através da editora This Winter Will Last Forever.

Depois de um riff inicial a fazer lembrar sonoridades mais depressivas, o tema de abertura, “Act I: Under the Moon We Are the Hunters”, acaba em volta de agressividade e rapidez sem pudor. Em jeito de continuação, é assim que começa o tema seguinte, “Act II: Transparent Tears from Saturnus”, se bem que num teor ainda mais doentio. De forma reversa à música inaugural, esta segunda faixa evolui para passagens mais melódicas sempre com rapidez de fundo essencialmente proporcionada pela bateria.

Algures entre o tempestuoso e o harmonioso, a banda volta a pegar na fórmula dos dois primeiros temas em “Act VI: Mother Night, Eternal Labyrinth” com a particularidade da presença de teclados que torna tudo mais bonito, mas igualmente sombrio – os teclados, a solo, acabam mesmo por constituir a ponta final do tema. Com vocais pautados pelo grotesco infernal, é nesta faixa seis que a característica cavernosa de Pesten se torna ainda mais evidente.
E quando nada o faz prever, o tema final “Act VII: Der Nacht (Your World Is Covered by Lies)” – após uma toada de criatividade musical – termina com uma secção suave e quase-ambiente que inclui acordes ecoados e sonoramente longínquos como se a calma abraçasse todo o caos de “Der Nacht”.

Nota: 7/10

Review por Diogo Ferreira