About Me

Iron Reagan - "The Tyranny Of Will" Review


Os Iron Reagan começam a dar nas vistas. Para muitos, é a alternativa séria a Municipal Waste e para os próprios membros dessa banda que participam aqui, é isso mesmo que é. Apesar de ambas tocarem crossover, Iron Reagan está mais próximo do espírito combativo e crítico do hardcore dos anos oitenta do que os Municipal Waste, sendo ambas abordagens válidas, mas esta acaba por se tornar bem mais refrescante no panorama do peso. O tema-título demonstra logo isso na abertura, com uma produção potentíssima e com uma irreverência viciante.

Golpes são desferidos sem piedade de uma forma alucinante, sendo que são vinte e quatro temas em pouco mais de meia hora. A potência é tal que é impossível não pensar no impacto que nomes como D.R.I. e Suicidal Tendencies tiveram quando foram ouvidos pela primeira vez trinta anos atrás. Mais que uma homenagem a estas bandas, "The Tyranny Of Will" é uma poderosa prova de que é possível fazer crossover sem que cheire a ranço ou a soar a uma cópia deslavada do que já foi feito e com uma força destruidora e garra que é próprio do metal contemporâneo.

A banda até pode chegar a um certo enfado tal como os Municipal Waste chegaram mas o futuro e os "ses" não interessam quando se tem nas mãos uma bomba destas. Mesmo que potencialmente tenham um prazo de validade curto e que vale mais pelo seu conjunto do que pelas suas músicas individualmente (é sempre complicado quando existem vaisas de doze ou de vinte e cinco segundos), os Iron Reagan vieram para ficar e demonstram que são muito mais do que um projecto paralelo da rapaziada dos Municipal Waste e dos Darkest Hour. Diversão garantida para o pessoal apreciador de hardcore, thrash e claro, crossover.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira