About Me

Demonic Resurrection - “The Demon King” Review


Muitos hão de dizer que o metal está para a Índia como o samba está para a Suécia. Por um lado, se pensarmos bem na coisa, sendo a Índia um dos países mais densamente povoados e se pensarmos na alucinante ritmo da sua ocidentalização, até nem é de admirar que existam bandas de diversos estilos de metal a proliferarem no país dos marajás e das especiarias. Os Demonic Resurrection são capazes de ser uma das, senão até mesmo a banda de música extrema mais relevante que conseguiu sobressair do remoto underground indiano e alcançado fama internacional graças ao seu death metal progressivo sinfónico.

Engane-se quem está à espera de ouvir um álbum cheio de instrumentais étnicos do médio oriente. A cultura da banda de Mumbai está bem presente nas letras sobre a mitologia hindu, mas o que nos apresentam é um death metal progressivo rápido que consegue equilibrar perfeitamente brutalidade e melodia com temas orelhudos. Aqui há um pouco de tudo: melodias poderosas e viciantes em “Facing the Faceless”, a aura épica e bélica de “Architect Of Destruction” ou de  “Death, Desolation And Despair” ou a rodopiante “Even Gods Do Fall”,enfim,  todos os temas deste “The Demon King” conseguem ser bastante coesos onde o equilíbrio entre veloz agressividade e harmonias de guitarra e, por vezes, vocais, nunca é perturbado, sendo um trabalho de death metal muito bem executado sobre um fundo sonoro recheado de teclados. 

Já com 14 anos de existência e 4 álbuns onde se vai notando um aumento progressivo de qualidade de disco para disco, “The Demon King” é um lançamento de prog death que não desilude e que irá fazer com que ainda mais curiosos descubram esta jóia das Índias.

Nota: 8/10

Review por Tiago Neves