About Me

Sorrows Path - "Doom Philosophy" Review


O início de "Doom Philosophy" com a intro "First Beam Of Darkness Into Light" é assombroso mas fica a ideia de que poderia ter sido aproveitada a sua intensidade de uma forma mais eficaz. De qualquer forma, serve o propósito de dar boas vindas ao terceiro álbum da banda grega e de dar andamento ao seu doom que lembra tanto Candlemass como tem assim uns repentes de Fates Warning no que diz respeito às melodias vocais (mais melodias do que propriamente no timbre do seu vocalista, Angelos Ionnidis. A primeira coisa a salientar é o facto de ter um bom elenco de convidados musicais destacando-se Snowy Shaw (Therion) e Edgar Rivera (ex-Solitude Aeternus).

Apesar de não terem nenhum teclista nas suas fileiras, há um grande recurso a arranjos orquestrais e há uma clara ligação a sonoridades mais power metal, que até não ficam desajustadas, principalmente porque dá um tom operático e/ou teatral que ainda reforçam mais a intensidade das músicas. E tudo isto estaria bem não fosse que o registo de Angelos acaba por cansar um pouco, não fossem haver de vez em quando uns guturaizitos para animar a festa. Não se trata de incompetência do vocalista, trata-se apenas uma questão de gosto pessoal. Instrumentalmente a banda brilha como poucas, mas a voz acaba por causar cansaço. E ele começa a surgir logo na terceira faixa (segunda com voz), o que não é de todo bom sinal.

Obviamente que são necessárias algumas audições para que o timbre entre, mas também existem essas subconsequentes audições porque faz parte da nossa missão, da Metal Imperium, que tal seja feito. A questão que fica é que, uma pessoa que não tenha essa missão, será que vai ter a mesma vontade de ouvir outra vez este trabalho? Talvez. A verdade é que instrumentalmente "Doom Philosophy" é brilhante, desde composição, interpretação até à produção. A voz exige algum trabalho interior por parte do ouvinte, mas esse facto não retira em nada a qualidade deste trabalho. Sendo original na sua abordagem sinfónica, Sorrows Path é uma banda a ter em conta para todos os amantes da mescla de doom com heavy/power metal.


Nota: 7.7/10

Review por Fernando Ferreira