About Me

Jackie D - "Symphonies From The City" Review


Se os Jackie D não são a salvação do rock nacional (uma afirmação que é sempre mais dramática que verdadeira) devem andar lá próximos e é tudo uma questão de atitude do que outra coisa qualquer. A energia que este conjunto de músicas tem é impressionante mas não é novidade para quem já os viu ao vivo e esse é o ponto mais importante que “Symphonies From The City” deixa bem claro. Na tão temida transição dos palcos para o estúdio, em que normalmente perde-se sempre algo pelo caminho, no caso dos Jackie D, não se perde nada, antes pelo contrário. Não deverá ser alheio o trabalho de Hugo Andrade e Nuno Pardal (dos Switchtense) no estúdios Ultrasound.

“Middle Finger” inicia o trabalho da melhor forma, não deixando de parte as influências punk e hardcore, mas nunca desviando muito o seu caminho conforme as faixas vão avançando. “Rat Race” é o single que já conhecíamos e surge aqui como um velho amigo, embora não fosse necessária a sua presença para que houvesse energia a rodos. Tal fica a cargo de malhões como “Hello Death” (que tem um riff clássico que mete impressão como é que ninguém se lembrou dele, uma espécie de Xutos fundido com Peste & Sida), “Nameless Solution” e “Jackie”, embora também consiga apresentar um outro feeling, mais introspectivo e profundo com a faixa “Saudade”.

O único grande problema deste álbum de estreia é de saber a pouco. Não é uma sensação tão trágica como a do single de “Rat Race” mas mesmo assim, fica-se com água na boca para mais. Antes assim do que se ficar enjoado, embora fique-se quase com a certeza de que será difícil de enjoar com um som tão puro e honesto como este. Cheio de dinâmicas, capaz de apresentar uma palete variada de cores e sensações, “Symphonies From The City” tem tudo para ficar no leitor de CD/MP3 durante muito tempo. Grande estreia, grande banda.


Nota: 8.3/10

Review por Fernando Ferreira