About Me

Autumnal - "The End Of The Third Day" Review


Foram necessários oito anos para que o mundo visse (ou ouvisse) um novo trabalho dos espanhóis Autumnal e assim que as primeiras notas de “A Tear From A Beast” começa a soar, fica-se com a sensação de como é que se pôde esperar tanto tempo assim sem estranhar. A resposta é capaz de ser simples – “por não serem suficientemente conhecidos”. Pois bem, este segundo álbum tem as condições necessárias para que isso deixe de ser verdade. Lembrando as razões que nos fazem gostar de bandas como Katatonia, Saturnus e até Before The Rain, este trabalho é composto oito longas faixas que tentam colmatar essa longa ausência durante mais de setenta minutos.

Os níveis emotivos que a banda atinge são deliciosos, conseguindo caminhar na perfeição o fino equilíbrio entre explorar o sentimento da tristeza, conseguindo criar belas peças sem cair na lamechice pegada. Obviamente que isto vai sempre depender dos ouvidos de quem ouve e da tolerância ou não que possa ter para o estilo, mas para quem gosta de bandas como atrás mencionadas, mais outras como My Dying Bride, os primeiros tempos dos Celestial Season, esta será uma obra impar. Impossível não ouvir o crescendo de temas como “The Head Of The Worm” e o mesmo não afectar emocionalmente.

A bem da dinâmica, da fluidez com o álbum tem, surgem umas malhas mais atípicas, umas com uma toada mais heavy metal, mais que não seja por momentos, como na “Man’s Life Is The Wolf’s Dream”, ou como usar os guturais que dão um caracter mais agressivo, como nas “Resigned To Be Lived” e na “The Storm Remains The Same”. Depois também temos a surpreendente cover dos Supertramp, na "Don't Leave Me Now", que está absolutamente arrepiante. No final do álbum, talvez não exista a necessidade de ouvir tudo outra vez logo de seguida, tendo em consideração a duração do mesmo e a carga emocional que o trabalho no seu conjunto tem, mas este não é um ponto negativo. Não se fica com a sensação de que se esteve a desperdiçar setenta minutos da nossa vida ou que se está esgotado demais para fazer o quer que seja. Em vez disso, fica a certeza de que se esteve a ouvir uma obra-de-arte, raras, que transmite vida e sentimentos. Só isso, por si só, é suficiente.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira