About Me

Explorer - "Shout In The Fog" Review


É caso para alterar o velho ditado de “enquanto há vida, há esperança”. O que os Explorer nos fazem querer dizer é “enquanto há vida, há thrash”. Neste caso, é mais “enquanto há vida em Itália, há thrash”. O número de bandas a surgirem de Itália a tocar thrash metal já é significativo, a lembrar a explosão de power metal que existiu em finais do século passado, com a ligeira diferença de que esta onda thrash talvez passe um pouco despercebida, no entanto, cá está a Metal Imperium para dar conta da mesma.

“Shout In The Fog” é o segundo álbum da banda depois de um silêncio que já durava há três anos e o foco é o thrash metal puro e duro. Não há aqui muito espaço a modernices e o ritmo é sempre uptempo – a tal questão com o termo speed metal que teve um prazo reduzido com o aparecimento da música extrema. O foco é na velocidade mas também sem esquecer a melodia e o feeling metaleiro – um solo como “Hidden In The Dark” é daqueles maravilhosos que apetece ouvir vezes sem conta.

O álbum resume-se rapidamente, é thrash metal old school, sem preocupações com inovações e com energia para dar e vender. E não é preciso muito mais que isto. Claro que o facto de ter pouco mais de trinta minutos também ajuda a que as músicas não causem saturação tendo o álbum a duração certa para que tal aconteça. Além de revelar inteligência da banda por estar em contacto com as suas capacidades e limitações, também revela que não há grande perspectiva que a banda passe deste registo. Poderá ser um problema para uns, mas para quem gosta do género, bem… é thrash, por isso basta.


Nota: 7.7/10

Review por Fernando Ferreira