About Me

Obituary - "Inked In Blood" Review


Muito se tem dito deste regresso dos Obituary e o que se tem dito é, invariavelmente, como se eles andassem ausentes há muito tempo. Não desde 2009 (quando lançaram o anterior álbum), nem de 1997 (o último álbum de originais antes do interregno). Na verdade a forma como este álbum tem sido recebido é como se fosse um regresso desde “The End Complete”, do longínquo ano de 1992. Para além de ser injusto para com a discografia do grupo, é também exagerado em relação ao que se pode ouvir aqui.

Não é que este trabalho não seja um grande álbum de death metal, que o é. Apenas não é o salvador de uma discografia que nem precisava de ser salva. São óbvias as aproximações estilísticas ao som clássico dos Obituary, notando-se muito bem a troca de Ralph Santolla por Kenny Andrews, que tem um feeling mais clássico e próprio da banda e existem aqui muitos momentos clássicos da banda tal como a in your face faixa de abertura, “Centuries Of Lies” ou as tipicamente “obiturianas” “Violent By Nature”, “Pain Inside” e “Visions Of Death” que destilam aquele groove bem característico. Considerando que são as primeiras quatro faixas, pode-se dizer que é uma abertura diabólica.

O resto do álbum não foge muito a esta linha clássica, e se uns podem dizer que se trata de um regresso à boa velha forma, outros poderão afirmar de que é apenas mais uma tentativa de recuperar o sucesso de outrora, já que o que está feito aqui já foi feito (e segundo alguns) de forma bem melhor. Na verdade, na nossa opinião, este “Inked In Blood” é um álbum sólido de Obituary, que todos os fãs da banda, novos e velhos. Embora as mudanças de formação sejam sempre uma questão importante - e aqui, além de Andrews, também saiu Frank Watkins, o baixista de sempre (que aliás Andrews substituiu em concertos) por Trevor Butler, um monstro do death metal de Florida que está ou passou em bandas como Massacre, Six Feet Under e Death – a identidade de Obituary, para o bem ou para o mal está intacta. No que nos diz ao respeito, mais não se pode pedir.


Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira