About Me

Godflesh - "A World Lit Only By Fire" Review



Os primeiros segundos de "New Dark Ages" poderiam surgir o climax para o aparecimento de um qualquer vilão favorito criador de caos infindável, de um Joker, Bane ou Freddy Krueger, Jason Vorhees. É essa a tensão criada que antes do primeiro minuto terminar desagua numa simples e contundente informação "Não é sonho/pesadelo, os Godflesh estão mesmo de volta". Depois do EP que soube a pouco, aqui está finalmente o álbum de originais, depois de mais interregno que durou demasiado tempo. Como todos os regressos de bandas de culto, havia uma certa apreensão em receber este "A World Lit Only By Fire", principalmente pelo facto de que todas as bandas que encerram actividades e o seu culto crescem é sempre difícil conter as expectativas para o seu regresso. Felizmente para os fãs, esses regressos até tem sido à altura do legado e não vai ser esta a excepção que vai comprovar a regra.

Para já, a primeira coisa a salientar, a banda está pesada, absolutamente pesada. Embora fosse algo que o EP"Decline And Fall" transparecia, os níveis não se antecipavam tão altos no que diz respeito à intensidade. Algo que se calhar a banda já não deitava cá para fora desde os seus primeiros tempos, no entanto, não é o típico exercício de captar glórias passadas. Se este álbum soa tão sujo, tão intenso, tão distorcido como os primeiros tempos da banda é porque as razões que inspiram os seus criadores estão mais presentes que nunca, ou por outras palavras, o mundo continua a ser um lugar pouco simpático para se viver. Apesar dessa aproximação aos tempos antigos, a produção é bem moderna, com um som bem grave, onde o maior destaque vai sem dúvida para as guitarras.

A fluidez das faixas é impressionante assim como a forma como cada uma se liga ou interliga, principalmente as primeiras quatro, quase sendo impossível dissassociar umas das outras. Além da temática nihilistica e desesperante, em termos de composição há um fio condutor que acompanha todo o álbum e que o torna quase conceptual, sendo impossível não o apreciar como o todo. "A World Lit Only By Fire" é bem mais que as expectativas diziam, tanto as positivas como negativas. É um álbum que é clássico a partir do momento em que se ouve pela primeira vez e que provou que a integridade artística ainda existe. Acabou quando devia ter acabado e ressuscitou quando devia ter ressuscitado. E é assim que se separam os homens dos meninos.


Nota: 9.5/10

Review por Fernando Ferreira