About Me

Red Eleven - "Round II" Review


Os Red Eleven são uma banda finlandesa, cujo primeiro disco teve edição no ano passado, tendo sido positivamente apreciado neste espaço, devido à forma muito singular como apresentavam um grunge fiel na base, mas que ao mesmo tempo se adaptava à modernidade dos tempos actuais. 

Um ano mais tarde vemos os Red Eleven voltarem à carga, desta vez pela mão da Lifeforce Records, num claro passo à frente face a Inverse, e com uma atitude um tanto ou quanto diferente do primeiro disco Idiot Factory. Quase que apetece dizer que estão menos grunge e mais Andrew WK, na medida em que existe claramente uma aura mais alegre, quase festiva na maioria dos temas contidos em Round II. Musicalmente nem sequer mudaram assim tanto na maneira de tocar, com excepção a um eventual aumento das linhas de teclados, o que torna esta mudança ainda mais curiosa, e que faz deste lançamento menos interessante que Idiot Factory. Nada contra uma atitude mais rock ‘n roll, afinal de contas os Audrey Horne são um excelente exemplo de uma banda que optou por alterar estados de espírito, mas cuja qualidade permaneceu inalterável, só que as vezes é preciso um pouco mais do que apenas vontade.

Round II contem apesar de tudo bons temas, Narrow Mind é um dos poucos exemplos em que Tony Kaikkonen faz pleno uso da sua guelra vocal, conferindo à música uma maior credibilidade. De notar que o vocalista neste lançamento abusa um pouco mais da sua “voz Patton” ao invés de a usar apenas como mais um dos seus registos. The Wrong Enemy pelo seu peso e negritude acaba por se tornar um ponto óbvio de referencia, face ao mencionado anteriormente, e Tomorrow’s Path contém um refrão engraçado. Outros pontos de interesse haverá durante a audição de Round II, sendo que este disco ainda está algo longe de ser um falhanço. No fundo os Red Eleven são uma de tantas bandas que não conseguiram acompanhar as elevadas expectativas de um primeiro disco bem conseguido. Mas também não será motivo para desistir deles, veremos o que traz um novo lançamento.

Nota: 6.6/10

Review por António Salazar Antunes